domingo, 22 de setembro de 2013

Praia de Barceloneta

Quem está acostumado a ir à praia no Brasil pode achar a experiência de ir à praia em Barcelona muito estranha, como eu. 

À parte da questão de latitude, que permite que a gente saia de casa às 15 ou 16 horas pra ir à praia (!), não espere a mesma bagunça deliciosa que estamos acostumados nas areias brasileiras. 
Nada de samba, pagode, sertanejo, ou melhor, nada de música. Barulho mesmo só de algumas conversas mais altas. Nada de ambulante, vendedor de empada, biscoito de povilho, picolé ou queijo coalho. Nada de sombreiro ou dono de barraquinha que te "empresta" cadeira. Cerveja? Só se você levar (ou um ambulante sorrateiro conseguir te vender antes de a polícia o pegar). Comida? Piorou, só se você levar mesmo. Aqui, e você quiser passar o dia na praia, é uma coisa boa ser farofeiro. Na verdade, acho que o conceito de passar o dia na praia não existe aqui não. 

Praia de Barceloneta
Mas a convergência de culturas é impressionante. Há turistas de todos os cantos do mundo. E com isso, a variedade de costumes também impressiona: desde muçulmanas "tomando sol" completamente vestidas a franceses tirando toda a roupa no meio da areia (!). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário